Meu nome é Pedro Ivo, sou escritor e terapeuta. 

 

Há quase duas décadas investigo e atuo nos campos da saúde, 

criatividade e consciência.

Posso dizer que a Saúde, em sua totalidade, é meu interesse principal e até mesmo o único, pois dentro dela cabem e de fato estão nossa auto-percepção e descoberta, nossa memória e aprendizagem, nossas expressões emocionais e sentimentais, nossos processos criativos e nossas múltiplas relações e conexões com o que nos transcende e sustenta, com a interdependência insondável de todas as formas de vida não apenas no nível biológico, mas psíquico e emocional.   

Formalmente, estudei Linguística na USP, um semestre de acupuntura e medicina chinesa, que incluiu anatomia e fisiologia e fiz um curso de auriculoacupuntura.

 

Atualmente me aprofundo em biologia circadiana com Jack Kruse, ayurveda e herbalismo com Todd Caldecott e Qi Gong com Anthony Korahais.

Todas as áreas relacionadas ao magnificente mistério do corpo me interessam e estudei e estudo sempre com renovada admiração, a beleza, complexidade e inteligência que estão presentes em cada mínimo pedaço do organismo.

Sinto particular atração pelas perspectivas integrais e energéticas e pelas abordagens hoje chamadas de preventivas e funcionais. O conhecimento da ayurveda e da medicina chinesa são os que mais mantenho contato.

Compreendo e gosto também dos fundamentos da nutrição ocidental e da abordagem científica. 

Meus focos para estimular e manter a Saúde são:

O entendimento da influência do ambiente em nossa biologia. O estudo da biologia circadiana e da cronobiologia são cruciais atualmente. Minha referência principal nessa área é um médico neuro-cirurgião chamado Jack Kruse.

Alimentação, trabalhando essencialmente com o bom senso, comida de verdade, sazonal, bem preparada e bem digerida. Mas é claro, existe muita confusão atualmente e quero ajudar no esclarecimento através de um entendimento básico de ciência, nutrição, fisiologia e da Sabedoria empírica milenar (como transmitidas na ayurveda e medicinas tradicionais como a chinesa).

Minha referência principal nessa área é o médico herbalista canadense, especialista em ayurveda, Todd Caldecott.

Meditação e Artes da Energia: assim, como no campo da nutrição e do estilo de vida, o modo como vivencio esta área é ancorado em muita pesquisa, exploração, QUESTIONAMENTO (este é um elemento deficiente em muitos que trabalham com isso ou se propagandeiam como espirituais), criatividade, honestidade, etc.

Digo isso apenas para realçar que não faço parte de nenhuma seita nem defendo nenhuma ideologia.

Para muitos, conhecer e aplicar os princípios do trabalho consciente com o mundo interior e a energia, se torna literalmente um dos fundamentos da saúde e uma necessidade absolutamente vital.

Minha experiência foi e é inspirada por autores como Castaneda, Gurdjieff e métodos como o Pathwork, Qi Gong, Cura Prânica, Tensegridade e Meditação (cultivo do Silêncio Interior).