Please reload

Posts Recentes

Documentários Necessários para Entender a Alimentação na Atualidade

April 3, 2018

Estão reunidos aqui alguns dos documentários que vi e transmitem com muita clareza e pungência muitos dos temas mais importantes que estão na base da nossa sobrevivência e vivência como espécie.

 

Esses documentários são cruciais para entendermos os tempos atuais.

 

Se você ainda não tem uma concepção clara do que são transgênicos e a agricultura convencional - geralmente baseada em grandes monoculturas e produtos químicos nocivos - e o que são orgânicos e, principalmente alimentos produzidos de modo mais equilibrado e de acordo com os ecossistemas e a biodiversidade, e quais as implicações e desdobramentos de cada uma dessas práticas, esses documentários vão ajudar bastante.

 

 

Esse primeiro, talvez seja o mais recente, 

 

 

'Semente: A História Nunca Contada'

 

Ilustra a riqueza e a variedade de espécies na Natureza e como os manejos modernos são responsáveis pela perda de variedade de mais de 90% de espécies alimentícias.

 

Revela a beleza desse relacionamento atemporal entre a humanidade, as sementes e as espécies que brotam da Terra, com exemplos de pessoas que se esforçam para manter essa relação vital.

 

Mostra também com bastante clareza o caráter das grandes corporações agroquímicas e sua presença devastadora em locais como o Havaí, causando doenças, intoxicações e enorme sofrimento e tristeza para os habitantes da região. 

 

 

 

 

"Corporação"

 

Este foca de maneira bem objetiva e embasada as características desumanas e destrutivas destas grandes indústrias.

 

As corporações são comparadas em seu "comportamento" aos psicopatas, uma comparação bastante pertinente e preocupante. 

 

 

 

"Mundo segundo a Monsanto" 

 

Investiga esta, que está entre o que há de mais nefasto neste planeta. Essa empresa, de origem química, responsável já por desastres ambientais no começo do século passado, cresce, se desenvolve e entra na área da "alimentação", com suas aberrações transgênicas e arsenal químico de guerra.

 

Enfim, não há muito o que dizer, o documentário é muito bom e ainda assim já é antigo e muita coisa fica de fora. Você encontrará a Monsanto em quase todos esses documentários, até mesmo no que postei sobre o salmão e peixes de cativeiro.

 

 

 

"O veneno está na mesa" I e II 

 

Retrata a triste realidade do nosso país - o maior consumidor de agrotóxicos do mundo - e os perigos para a saúde e o meio ambiente dessas substâncias. 

 

 

 

"Dirt" que é terra e "sujeira" em inglês

 

Aborda a riqueza biológica do solo, a incrível interação entre as diversas espécies de bactérias, fungos, vegetais, insetos, animais e os fenômenos naturais diversos.

 

Mostra novamente como a agricultura moderna destrói essas vidas e essas inter-relações primordiais, envenena e esteriliza o solo e como outras modalidades de cultivo podem preservar, aumentar e até mesmo regenerar o solo e o ambiente.

 

É possível ativar as legendas em português. 

 

 

 

"Symphony Of The Soil"  - Trailer (Sinfonia do Solo)

 

Este não está disponível em português

 

É um documentário pago, eu tenho e ele é muito bonito, e assim como o anterior, Dirt! , foca em detalhes a beleza e a riqueza do solo e como essa riqueza e beleza está sendo devastada pela estupidez moderna, especialmente pelos métodos agrícolas convencionais.

 

 

 

 

 

"Transgenic wars" (Guerras transgênicas)

 

Aqui o foco é especificamente os transgênicos e a monstruosa Monsanto está no centro das investigações. Além de mostrar os danos para a saúde dos animais e dos seres humanos do consumo de transgênicos, mostra o descaso e a crueldade com as populações que habitam as regiões de cultivo, especialmente a Argentina, onde centenas ou milhares de pessoas, especialmente crianças estão sendo intoxicadas e sofrendo até deformidades físicas e mentais. É muito triste  e revoltante.

 

Este não está disponível em português e precisa ser comprado também.

 

 

 

Os documentários todos são muito bons, portanto não vou escrever quase nada.

 

Assistam!

 

Esse assunto nos toca a todos, está diretamente relacionado à nossa saúde,  bem-estar e relacionamento humano e com as outras espécies e a Terra.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

  • Facebook ícone social
Arquivo