Meu nome é Pedro Ivo, sou escritor, pesquisador e praticante de artes de cura e de caminhos de desenvolvimento pessoal.
Há duas décadas investigo e atuo nos campos da saúde, criatividade e consciência.
A Saúde, em sua totalidade, é meu interesse essencial e se expressa em vitalidade, integridade e bem-estar no corpo, sinceridade e fluidez na variedade de emoções e sentimentos; inteligência límpida, sensível, dinâmica e criativa no campo intelectual; respeito, comunicação, entendimento, cooperação no campo de relacionamentos (sociais humanos e ambientais ecológicos); conexão com um propósito superior, expansão do amor, entusiasmo, insights precisos, preciosos e construtivos no campo espiritual.
Formalmente, estudei Linguística na USP, um semestre de acupuntura e medicina chinesa na ETOSP, que incluiu anatomia e fisiologia e auriculoacupuntura.
Participei também de inúmeros outros cursos, destaco o “Food as medicine” ( que envolve conhecimento detalhado de nutrição e suas diversas aplicações terapêuticas) e “Inside Ayurveda” do herbalista canadense e praticante de ayurveda Todd Caldecott. Participei ainda de outros cursos e estudei com alguma profundidade e aplicação nas áreas de Longevidade, Saúde mental e cerebral, aprendizagem acelerada, Qi Gong, respiração, coerência cardíaca e administração do estresse (Instituto Heartmath), meditação e método wim hof.
Estudei profundamente as variadas teorias e práticas relacionadas à alimentação desde macrobiótica, vegetarianismo, veganismo, crudivorismo, frugivorismo, jejuns, low carb, paleodieta, primal, carnivorismo e as inúmeras dietas que surgem.
A grande maioria de profissionais de saúde acaba ficando aprisionado numa visão estreita e parcial sobre o que é realmente saudável (para quem? quando? quanto? e onde?) e através disso tornam-se porta-vozes de uma linha específica ou de um interesse comercial específico, com suas algumas verdades, algumas meias-verdades e algumas mentiras, causando distorções de conhecimento e de aplicação.
Possuo um conhecimento teórico, experimental, pessoal, e de contato com praticantes (e ex-praticantes) de muitas destas dietas e, de 2015 em diante me aprofundei na parte nutricional ocidental (macronutrientes, micronutrientes, metabolismo e fisiologia), juntamente com outros aspectos do estilo de vida, como ciclo circadiano, sono, atividade física, ciclos de jejum, estresse e a interação psicológica / ambiental / biológica.
Tive uma loja de produtos orgânicos e locais e compreendo o bem o contexto da alimentação moderna, desde os diferentes tipos de cultivo e criação, até ingredientes isolados e métodos de processamento.
Trabalhei como ghost writer e produtor de conteúdo com inúmeros profissionais da área da saúde, incluindo médicos, o que me proporcionou um contato constante com a realidade dos diversos desafios de saúde da atualidade e suas causas, como sobrepeso, diabetes, inflamação, problemas de sono, problemas digestivos, dentre muitos outros.
Trabalhei também dando suporte e em contato com alunos em cursos sobre alimentação e saúde, tendo já respondido milhares de dúvidas sobre os mais variados temas.
Mantenho contato e aprendizado com diversos pesquisadores e profissionais de saúde de diferentes partes do mundo, o que me mantém sempre atualizado e em constante aprofundamento.
Em paralelo aos estudos nutricionais e científicos, estudo abordagens tradicionais e empíricas como a tradição do ayurveda.
Nestas e em todas as linhas de cuidados com a saúde praticadas na antiguidade e hoje, por outras culturas, encontramos elementos ainda estranhos à mentalidade “científica” mais cartesiana, oficial e “racional”. A base essencial destas tradições de conhecimento é a energia vital e suas diversas manifestações.
Essa energia vital é chamada de qi nas tradições chinesas, prana nas hindus, axé em tradições nigerianas, n/om pelos bosquímanos do Kalahari, mana pelos havaianos, e é reconhecida em todas as culturas indígenas e antigas.
Dentro deste contexto existem as modalidades de cura energética, que envolvem o desbloqueio e transmissão de energia.
Esta modalidade terapêutica é um dos meus campos de pesquisa e de atuação.
A técnica principal é a “cura prânica” (nível básico, avançado e de psicoterapia prânica). Para muitos, este tipo de terapia pode parecer milagrosa, extraordinária ou impossível (charlatanismo). O fato é que é real, eficaz (em variados graus) e palpável – e, gradualmente, a ciência está começando a detectar isso.
Meu foco é a Saúde e a cura, desde as abordagens ancestrais e espirituais até o conhecimento científico, racional e material.
Criei o Instituto Livre Fluxo para compartilhar conhecimento e inspiração de forma não dogmática, livre e autônoma, e também oferecer produtos, como óculos bloqueadores de luz azul, serviços de consultoria e sessões de cura.
Para finalizar, minha abordagem é bastante inspirada pelos “caminhos objetivos da consciência”, transmitido por autores como Carlos Castaneda, Gurdjieff e Eva Pierrakos, e métodos como o Pathwork, Qi Gong, Tensegridade e Meditação (cultivo do Silêncio Interior).